[ editar artigo]

Marketing 4.0

Marketing 4.0

Os consumidores passaram por uma grande evolução e consequentemente o marketing acompanhou esse processo todo.

Passando pelo marketing 1.0, 2.0 e 3.0 até chegar no marketing 4.0, o marketing mais recente do mercado. O marketing 4.0 é um conceito desenvolvido por Philip Kotler, um dos mais importantes teóricos da Administração Moderna.  Que consiste em marcas sendo conectadas por consumidores através da internet e consumidores mais atentos e rigorosos.

O consumidor 4.0

Aquele consumidor que só se contentava com o produto e não se importava com o posicionamento da marca, não existe mais. O consumidor está cada vez mais engajado nas questões sociais, em como as marcas se posicionam politicamente, com a sustentabilidade e como lidam com a diversidade.

Os consumidores estão cada vez mais atentos se os produtos vendidos fazem sentido com a proposta da marca, ou se a marca segue mesmo aqueles valores que ela prega.

Para ter um bom relacionamento com os clientes as marcas precisam fugir daquele SAC 3.0 com respostas automatizadas e criar um vínculo virando quase que amiga dos clientes, principalmente nas redes sociais.

Por mais que a internet e as redes sociais estejam em todo nosso cotidiano, os consumidores não deixaram de valorizar as experiências físicas com a marca.

O marketing 4.0, não veio para substituir o 3.0, as marcas devem seguir preocupadas com o ser humano e assumindo uma personalidade para a marca, por isso é importante integrar o marketing offline e online.

Mas como conquistar esse consumidor ?

A resposta é o Inbound marketing mais conhecido como marketing de conteúdo, com o consumidor cada vez mais bombardeado de informações, as marcas precisam se destacar com conteúdos relevantes para que seu público alvo continue notando você.

Assim você entrega algo de valor para ele e em troca ele toma apreço por sua marca e se torna um consumidor que confia em você. Outro ponto muito importante é caminhe com a tecnologia, se sua marca ainda não está nas redes sociais já passou da hora de coloca-lá.

O marketing continua a todo tempo passando por evoluções e mudanças por isso é importante estar sempre atento e atualizado sobre o comportamento dos seus consumidores, por que ele que vai decidir como você marca irá se comportar.


 

Ler matéria completa
Indicados para você