Dentre as inúmeras estratégias de comunicação, dentre as mais importantes ou a mais importante é a do relacionamento com o consumidor, com a vida corrida os consumidores, eles esperam das marcas um atendimento de agilidade e ao mesmo tempo mais humanizado.
Sem um bom relacionamento com o cliente, será impossível obter bons resultados e alcançar os objetivos e metas traçados.
Um fator que cabe bem aqui é o famoso Buzz, aquela falação, hoje as pessoas podem fazer propaganda da sua marca positiva ou negativa só por suas falas e experiências passadas com as marcas, por isso mais que nunca o relacionamento com o consumidor se tornou a maior ferramente para obter sucesso.
Antes bastava apresentar um produto e suas qualidades, agora não mais, as pessoas precisam desenvolver um sentimento para com a sua marca, o famoso “ Share Of heart “, mesmo que você tenha preços competitivos e um produto de qualidade se seu Share of Heart for baixo, dificilmente aquele cliente se tornará um cliente fiel.
Para criar um bom relacionamento com o cliente, é imprescindível que a marca tenha esses 3 requisitos:
Bom atendimento online e presencial.
Mesmo que a tecnologia esteja cada vez mais presente em nosso dia a dia, as pessoas prezam cada vez mais por um atendimento humanizado e personalizado, tanto nas lojas físicas quanto nas redes sociais.
Inbound Marketing
Oferecimento de conteúdo relevante para seus consumidores faz com que eles fiquem mais conectados com a marca e tenham a sensação que a marca está oferecendo algo de valor para eles.
Atendimento Pós compra.
O Atendimento na hora da compra pode ser super satisfatório para o consumidor mas o pós venda também é muita importante para a satisfação. É nessa etapa que a marca pode medir qual foi a expectativa do cliente e a realidade com o produto, e se essa expectativa foi superada ou não.
Assim a marca consegue medir se seus clientes estão satisfeitos com os seus produtos/serviços e assim saber se eles tem potencial para se tornarem clientes fiéis.
CEO HUB de inovação do Vale, Comunidade Connect, CO-FOUNDER Condor Connect, Administradora, com especialização em Marketing Digital pela faculdade de marketing em São Paulo, empresária, atual nas áreas de consultoria em Gestão de Inovação.