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Sem isso você estará perdendo clientes

Sem isso você estará perdendo clientes

Copywriting não é escrever textos “inteligentes” ou criativos. Não é ter uma grande sacada. Não é escrever com jargões de negócios. Copywriting é diferente dos comerciais da Coca-Cola, por exemplo, que são muito criativos mas não requerem uma ação imediata e que possa ser medida.

Embora, no fim das contas, esse tipo de comunicação também tenha como objetivo gerar vendas, ela está mais voltada à memória, ao branding. A intenção é que você eventualmente se lembre da marca quando estiver no mercado. 

Copywriting é a arte e ciência de escrever textos persuasivos que levam o leitor a tomada de uma ação mensurável.

O objetivo de gerar vendas é explícito. A tomada de ação que a escrita persuasiva estimula não precisa ser uma venda logo de cara. Pode ser um clique em um anúncio, a abertura de um e-mail ou assistir um vídeo, por exemplo. Tudo o que é escrito com o objetivo de levar uma pessoa a tomar uma decisão é copywriting. 

Para tal, é necessário que você siga alguns passos simples, para entender o que está te lavando a perder os clientes e como fideliza-los.

PESQUISA

Um dos objetivos principais é entender o nível de consciência do cliente:

• Ele sabe que tem um problema?

• Sabe que existe uma solução para o problema?

• Sabe que você oferece a solução para o problema? Essa informação é importante porque pessoas em níveis diferentes de consciência precisam de abordagens distintas.

Uma vez sabendo com quem está falando e em que nível de consciência essas pessoas estão, o próximo passo é determinar a sua big idea.

BIG IDEA 

É um conceito novo no Brasil, mas que já existe há algum tempo em outros mercados. É a grande ideia que diferencia o seu produto ou negócio dos demais. É o diferencial que faz com que alguém compre de você e não de qualquer outro - o que é fundamental para os seus resultados, sendo necessário uma Headline chamativa.

HEADLINE

É o título chamativo. A parte principal da sua copy e que vai determinar se a pessoa que vê vai continuar lendo. Se quem lê se identifica logo de cara com o que você diz, a chance é enorme de que ela continue lendo. Se a headline não impactou, gerou desconforto ou alguma outra reação, toda a copy é abandonada pelo leitor. Seja em um anúncio, num e-mail, num vídeo ou página de vendas.

PROMESSA

São os resultados que a sua oferta pode proporcionar. Costumam funcionar melhor quando têm foco em um único problema e uma única solução para uma única dor do seu avatar.

Você deve analisar os seus clientes (ou sua audiência, caso não tenha clientes) para identificar características comuns e formar um perfil típico (persona ou avatar). É possível que seu negócio tenha mais de uma persona, às vezes duas ou três. Elas compõem o seu público-alvo.

O segredo para uma comunicação assertiva é analisar e reconhecer pontos em comum. Dessa forma você se adapta a necessidades específicas em vez de falar com todo mundo da mesma forma.

Comunidade Connect
Jean Alex Marcondes Maraschin
Jean Alex Marcondes Maraschin Seguir

Bacharel em Ciência da Computação, especialista em Gerenciamento de Projetos - FGV, Manager da 1° Acadêmia de Programação, jogos e robótica para crianças e adolescentes, 100% em Realidade Virtual

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